As máximas “O tempo passa voando” “Olha o tamanho que tá!” “Aproveita, pq tu não vê o tempo passar.. é muito rápido” são provavelmente as falas mais presentes em conversas com novos pais… e com razão!
É incrível e assustador o ritmo que tudo toma, a intensidade de tudo isso.
Esses pequenos seres humanos conseguem desafiar e bagunçar qualquer sabedoria que tínhamos, ou achávamos que tínhamos, sobre o tempo.
A evolução brutal e desenfreada de suas conquistas motoras, cognitivas e até emocionais fazem com que a gente se perca nas datas… Passa uma semana e as habilidades deles nos mostram que 1 semana é muito tempo, e que você pode aprender muita coisa em 7 dias.. e ao mesmo tempo nos mostra que 1 semana inteira passou pelos seus olhos, enquanto você piscava.
São vários os momentos em que você, pai/mãe, vai estar brincando com seu filho e vai ter aquele estalo “Nossa, como ele ja tá grande!” e pensará “Claro, mas ele já está com X meses”…
Então um tempo passará e você terá o MESMO estalo “Nossa, como ele já tá grande!” e você perceberá que ele já tem o DOBRO da idade que tinha quando você teve o mesmo pensamento…
É insano!
São tantas pequenas conquistas diárias que você não sabe mais o que aconteceu quando…
Quando ele começa a sorrir, quando ele murmura os primeiros sons de conversa, quando ele mesmo coloca o bico na boca, quando ele se vira sozinho, quando ele toma toda a mamadeira, quando ele consegue pegar o brinquedo sem deixar cair, quando ele consegue se arrastar no chão e chegar até você… quando nasce um dente, come a papinha, quando ele engatinha, anda, fala, corre, escolinha, … tudo!
E é nessa frenética intensidade de descobertas e conquistas que você se pega pensando “Mas ele já faz tudo isso? E faz só 7 meses que ele tá aqui nesse mundo…”
Agora a minha pergunta é: (e a minha resposta, sem pestanejar, é “não”)
Você lembra como era a sua vida antes desses 7 meses?
Não! Eu não lembro como era não ter um filho… e fazem apenas 7 meses!
Tamanha a intensidade dessa porra toda meu Deus!
Minha tese é que cada bebê que nasce sai direto de um cursinho na MiB, e vem com aqueles apagadores de memória… não é possível!
Com certeza não sou um sábio mestre, ou um pai com anos e anos de experiência.. ou mesmo um ser humano com anos e anos de experiência… mas aí vai um ótimo conselho:
“Aproveita! Pq tu não vê o tempo passar… é muito rápido”
Parabéns Deus continue abençoando você e toda família.