Questão difícil essa, não?
Agora sou pai/mãe, vou ter que abandonar minha vida boêmia, meus churrascos no final de semana, não verei mais meus amigos… nem viajarei mais.
Posso saber, por quê?
Não serei hipócrita de dizer que as coisas não mudam… claro que mudam… mas não precisa ser o exagero que alguns casais fazem parecer!
Eu e a minha esposa sempre fomos de sair bastante, de estar sempre com a galera… E aparentemente pra surpresa de grande parte das pessoas nós continuamos assim. Volta e meia alguém vem comentar conosco “Nossa, que bom que vocês não são daqueles casais que se excluem depois de ter filho” “Que coisa boa que vocês não deixaram de sair por causa do Arthur”… E a nossa resposta é sempre a mesma:
“Mas pq seria diferente?”
É óbvio que não somos mais “irresponsáveis” como éramos antes: se está muito frio, não vamos… se está chovendo, não vamos… se o pequeno passou o dia com cólica, não vamos…
Mas são sempre casos extremos… que fariam grande parte das pessoas não ir, mesmo sem filhos, né?
Muitos casais, depois que viram pais, parece que ligam a chave do “Modo Careta”…Não precisa disso!
“Mas se eu levar meu filho, ele vai ficar agitado com o barulho e talvez não durma bem, e blá blá blá”
Primeiro ponto: talvez…
Segundo ponto: Com esse pensamento e atitude, como vai ser a festinha de 1 ano do seu filho? Provavelmente ele vai surtar e não vai dormir por 1 semana… Humanos se adaptam. Seu filho uma hora vai se deparar com situações e lugares com gente, com conversa e tudo mais… e ele aos poucos vai se acostumar com isso. O importante é sermos sensíveis às necessidades dele também. Sei que ele não vai conseguir ter um bom sono em um lugar novo, com muitos estímulos e barulho… então nessa hora talvez seja tempo de se despedir e ir para casa… mas não vamos e nem devemos mantê-los em bolhas!
Resumindo, você não precisa deixar de ir aos lugares, basta saber administrar.
“As pessoas vão querer pegar ele no colo, brincar com ele… ele vai acabar se irritando”
Ele, ou você?
E outra… que peguem! Gosto de ver meu pequeno interagindo, se divertindo e aprendendo com as pessoas que fazem parte da nossa vida! Novamente, esqueça a bolha! Quando tu precisar que alguém fique 5 minutos com ele enquanto tu vai no banheiro, vai querer que ele chore ou se divirta? 😉
O título do post é “Não perca sua identidade” e até agora só falei sobre benefícios ao bebê… Mas e você?
“Ah, eu to muito cansado por causa dele… então não vamos”
E essa frase se repete por 3 finais de semana… e você vai ficar desanimado, pois não sai mais pra se divertir… (Claro que vc se diverte com seu filho… mas agora você vai entrar junto na “bolha” que criou pra ele?) Boa sorte com essa depressão aí parceiro!
Seu filho não é trabalho! Seu filho é alegria, é diversão… E pq diabos você não sai pra se divertir COM o seu filho? Vc acha que ir num encontro da sua turma com ele não vai ser demais? Que as pessoas não vão encher ele de elogios? Vai por mim… a tua auto-estima vai nas nuvens com todo mundo babando teu guri! Essa interação faz bem pra vc, faz bem pra ele, e, mesmo que não seja sua prioridade, faz bem pra todo mundo lá!
Ligue logo a chave do “Modo Relax” e não se deixe de lado… Agora tu é pai, não uma máquina.
VOCÊ precisa estar bem, para que seu filho esteja bem!